Encontros psicanalíticos com mães, pais e cuidadores de crianças de 0 a 3 anos

1) Encontros psicanalíticos com mães, pais e cuidadores de crianças de 0 a 3 anos

Coordenadoras: Ana Alba e Lúcia Pimentel


Interessados
:  preencher ficha de inscrição on-line (clique aqui para acesssar a ficha) ou fazer a inscrição pelo WhatsApp da secretaria da SPBsb (61) 99927-9900


Justificativa

A expectativa, o nascimento e os primeiros anos do bebê/criança representam uma mudança radical nos papéis familiares, implicando num dos maiores desafios vividos pela família.
Se a gestação física e/ou emocional é de extrema importância para a relação que se estabelecerá entre os atores, é somente após o nascimento que acontecem encontros e desencontros entre as expectativas familiares, o(a) filho(a) desejado(a), o(a) filho(a) real, demandante, que tem necessidades e ritmos próprios. 

Durante a primeira infância, múltiplas são as habilidades e competências esperadas para esse período, tais como: andar, falar, controle esfincteriano, etc. O ambiente pode favorecer ou inibir essas e outras aquisições. Cuidar de quem está envolvido nos cuidados com a criança, nesse período, é atuar na saúde preventiva desses atores.

Em tempos de pandemia, quando o isolamento social se faz necessário e o contato com outras pessoas pode representar uma grave ameaça à saúde física do bebê/criança e de todos os envolvidos, aumentam as dificuldades e possibilidades de trocas de experiências que, em outros momentos, aconteceriam no dia a dia.

Nossa prática de trabalho com grupos tem mostrado que a escuta especializada dos aspectos emocionais das pessoas envolvidas nos cuidados com o bebê/criança pode auxiliar na elaboração psíquica das dificuldades, favorecer o despertar das funções materna e paterna, a construção de uma rede solidária e produzir novos sentidos para as vivências deste período de vida.

Objetivo
Privilegiar a escuta, em grupo, dos aspectos emocionais dos cuidadores mais próximos do bebê/criança- mãe, pai, avós-, e o compartilhamento de experiências, no intuito de favorecer a construção de uma rede solidária e uma vivência mais saudável e integrada deste período de vida.


Público-alvo:
Mães, pais e avós de bebês/crianças de 0 a 3 anos.


Metodologia

Seis encontros grupais, semanais, com duração de 1h30 a 2h cada. Os grupos serão compostos de no mínimo 5 e no máximo 15 pessoas. Faremos uma entrevista prévia com os participantes, a fim de rastrear expectativas e possíveis comprometimentos psíquicos e temas de interesse, que nortearão o trabalho.

Duração: 6 a 8 encontros

Horário: Quartas-feiras, de 14h às 16h

Produtos & Serviços

Boletim Informativo

Notícias da SPBsb

Calendário​

Atividades da SPBsb

Jornal Associação Livre

Ensaios de psicanálise

Alter

Revista de Estudos Psicanalíticos

Textos psicanalíticos

Temas da contemporaineidade