Cowap – Retrospectiva 2020/2021

Boa noite a todos os membros do comitê cowap brasil , sejam muito benvidos e benvindas a nossa comemoração de encerramento desse ano de 2021. Programei uma retrospectiva assinalando alguns pontos do 2020com intuito de dar uma continuidade no trabalho do Comitê mulheres e psicanálise da IPA no Brasil

Em 2020 todos nós fomos surpreendidos por um vírus letal – o COVID-19, que se espalhou por todos os continentes em nosso planeta, ameaçando a sobrevivência humana. O ser humano teve que se reinventar.

O Cowap no Brasil também criou ferramentas para manter viva sua chama.

A necessidade do isolamento social levou ao um aumento exponencial dos casos de violência doméstica, sendo esse um dos temas que decidimos trazer a luz,e discutimos em sete encontros com a participação de especialistas da área, tanto psicanalistas como profissionais afins. Entre os membros Cowap contamos com a presença de Patrícia Alkolombre, na época nossa co-chair para América Latina e Paula Elmann, a chair do Cowap IPA entre muitos outros palestrantes, que aceitaram compartilhar suas experiências conosco e nos trazer suas contribuições para clarificar a complexidade desse tema.

Terminamos o ano de 2000 com a I Jornada Cowap Brasil que teve como tema as Várias faces do Amor entre essas, ressaltando a solidariedade fraterna que surgiu nas relações entre as pessoas.

Em 2021 a pandemia ainda em plena vapor, descortinava-se um cenário de desolação no Brasil, com um numero assustador de mortes diárias.

Nesse palco triste, o Cowap no Brasil decidiu resgatar e homenagear as mulheres que fizeram história por sua luta e pelos grandes desafios que tiveram que enfrentar ressaltando a capacidade ímpar de transformar e de conquistar espaços.

A primeira mulher a ser homenageada foi a psicanalista Argentina Alzira Marian Alizade, uma das idealizadoras do Comitê de Mulheres e Psicanálise (COWAP) da IPA.
Marian produziu uma obra extensa e rica sendo escolhidos alguns temas, como sensualidade feminina, a clinica com a morte e o positivo em psicanalise, que foram apresentados em três encontros com participação de Teresa Haudenschild (SBPSP), Teresa Lartique (APM), Juan Eduardo Tesone (APA e SPP) e Cândida Sé Holovko (SBPSP). As ideias originais de Alizade despertaram muito interesse e a Sociedade Psicanalítica de Goiânia deu continuidade às discussões com mais dois encontros.

A segunda mulher a ser homenageada foi Virgínia Ungar, a primeira mulher presidente da IPA em mais de cem anos de sua existência, ela foi a nossa convidada de honra no evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher.

Dando continuidade a esse projeto de 2021, revisitamos cinco dos casos clínicos de mulheres que estimularam o pensamento freudiano, escolhemos o Dora, Anna O, Sidonie, Katharina e Elizabeth. Essas pacientes foram analisadas à luz da atualidade, gerando riquíssimos debates.
Tivemos como palestrantes:

Caso Dora
Palestrantes
Diana Tabacof (SPP) e
Leonardo Francischelli (SBPdePA)
Coordenadora
Cândida Sé Holovko (SBPSP).

Caso Dora
Palestrantes
Maria do Carmo Cintra de Almeida Prado (SPRJ)
Sander Machado (Psicanalista)
Coordenadora
Rosa Sender Lang (SPRJ).

Caso Anna O.
Palestrantes
Gleda Araujo Brandão (SPMS)
Fábio Roberto Rodrigues Belo (Psicanalista)
Coordenadora
Guiomar Papas de Morais (SBPRP).

Caso Sidonie Csillag
Palestrantes
Jurenice Picado Álvares (SBPSP) e
Osvaldo Ferreira Leite Netto (SBPSP)
Coordenadora
Heleny Romero (GEP Rio Preto e Região).

Caso Katharina
Palestrantes
Renata Viola Vives (SBPdePA) e
Tiago Júlio Bonfada (SPRJ)
Coordenadora
Regina Klarman (SPPA).

Caso Elizabeth Von R.
Palestrantes
Lina Schlachter Castro (SPFOR) e
Camila Arruda (SPRPE)
Coordenadora
Juliana Picado A. R. dos Santos (SBPSP).

Coordenação geral
Rosa Sender Lang (SPRJ)
Renata Viola Vives (SBPdePA).

No segundo semestre, organizamos um evento preparatório da II Jornada Cowap Brasil que iria se realizar no pre-congresso da Febrapsi, com o tema: Desatando nós e (re)criando laços: um olhar sobre a violência.
Convidamos Graciela Chela Cardo (SPP), a nova Co-chair do Cowap pela América Latina, que apresentou o trabalho Mujeres y Techos de Cristal e Aurora Romano Mussalli, membro do Cowap pela América Latina (APM), com o trabalho: Reflexiones sobre la relación feminicidio-filicidio.

PARCERIAS
O Cowap Brasil em parceria com a APAOR (Associação para o estudo da obra de Racamier) apresentou o tema – Pensando a criança transgênero à partir da Psicanálise. Tendo o documentário de Sébastien Lifshitz – A Pequena garota, como ponto de partida as discussões. Tendo a coordenação: Maria do Carmo Cintra de Almeida Prado (SPRJ) e os colegas do APAOR.

Num voo panorâmico pelas federadas, tivemos o prazer de observar os inúmeros eventos, jornadas e cursos promovidos pelos grupos do Cowap no Brasil .

Eventos e Jornadas das Federadas

Eventos:

Em março tivemos o Primeiro Encontro Cowap, organizado pela Sociedade Psicanalítica de Mato Grosso do Sul, com o título:
O que quer uma mulher do século XXI?
Em abril, o Núcleo Psicanalítico de Curitiba e os membros do Cowap Brasil participaram de uma discussão com o elenco da peça Revolução das Mulheres, uma adaptação das ideias de Aristófanes.
Em agosto, o Gep do Rio Preto e Regioes em parceria com a Febrapsi apresentou uma live sobre o Cowap Brasil com a participação de Rosa Sender Lang e Heleny Romero, sendo a coordenação de Josefa Fernandes.

Jornadas:

  1. SBPdePA – Psicanálise e Reprodução Assistida.
  2. SPRJ – Sobre Violência, psicanálise e direitos humanos.
  3. Gep de Rio Preto e regiões – As novas configurações: Um olhar sobre as expressões das psicossexualidades.
  4. SBPSP em parceria com o Comitê Latino Americano. organizou a Jornada Latino Americana Cowap – com o tema: Psicossexualidades Hoje: aportes psicanalíticos. E também, com a Associação dos membros filiados da SBPSP sobre


Novos eventos:

A Sociedade de Pelotas – O primeiro evento do grupo Cowap intitulado A escuta analítica da bissexualidade psíquica, com a participação da Teresa Haudenchild .

O Cowap se expandiu, assistimos com prazer as atividades realizadas nos Núcleos de Maceió, com encontros mensais aberto,- Proseando sobre Psicanalise e em julho, tivemos apresentação do trabalho: Atração maligna: um estudo sobre violência doméstica, com a participação de Rosa Sender Lang.
O Núcleo Psicanalítico de Salvador, adotou o livro Sexualidade e Gênero e mensalmente tem organizado um debate sobre cada um dos capítulos, na maioria das vezes com os autores, numa atividade aberta aos membros do COWAP.

Para uma melhor visão da rica produção que tem ocorrido nos grupos de estudos Cowap Brasil, basta acessar a Pagina do Cowap no site da SBPsb.

Projetos – Cowap Brasil

  1. Aprovação do Regimento do Cowap Brasil que será enviado aos membros de enlace e aos representantes dos membros filiados/candidatos para serem apresentados aos componentes dos grupos Cowap.
  2. O projeto do calendário e da agenda feitos em homenagens a doze psicanalistas brasileiras já falecidas.
    Essa primeira seleção das pioneiras foi feita pela Comissão Cowap Brasil, usando como critério as mulheres que ajudaram a fazer a história da psicanálise no Brasil.,
    Foram confeccionados 500 calendários e 500 agendas e distribuídos pelos membros do Comitê Brasil..
    Equipe de trabalho:Rosa Sender Lang (SPRJ), Eliane de Andrade (SBPMG) e Almira Rodrigues (SPBsb). A criação artística e a execução ficaram ao encargo de Mireille Bellelis.
    Com a participação de todos os membros de enlace e representantes dos membros filiados/candidatos do Brasil no levantamento do interesse e na logística da distribuição.


As homenageadas:

Adelheid Koch (1896-1980) – SBPSP
Galina Schneider (1923-2009) – SPRJ
Helena Besserman Vianna (1932-2002) – SBSRJ
lnaura Carneiro Leão (1924 – 2002) – SPRJ e SBPRJ
Judith Andreucci (1913-2001) – SBPSP
Lygia Alcântara do Amaral (1911-2003) – SBPSP
Maria da Paz Manhães (1917-2009) – SPRJ
Maria Alzira Perestrello da Camara (1916-2015) – SBPRJ
Marlene Araújo (1940-2021) – SPPA
Nilde Macedo Ribeiro (1915 – 2014) – SPRJ e SBPRJ
Suad Haddad de Andrade (1933-2021) – SBPSP
Virgínia Leone Bicudo (1910-2003) – SBPSP

  1. Revista Cowap Brasil. Coordenação de Rosa Sender Lang (SPRJ) e Renata Viola Vives (SBPdePA). Com o lançamento no início do ano, com os trabalhos da I Jornada Cowap Brasil.
  2. O projeto clínico do Cowap – GAC, iniciado em agosto/2021, com o atendimento às vítimas de violência doméstica em parceria com o CIAM – Centro Integrado de Atendimento à Mulher, no Rio de Janeiro. Agradecemos às colaboradoras.


Fernanda Carneiro Leão (SPRJ) pela criação e execução dos folders do Cowap Brasil
Marcela Baiocchi Carneiro (SPG) pela organização das agendas semanais/ mensais.
Lina Schlachter Castro (SPFOR) responsável pelas mídias.
Almira Rodrigues (SPBsb) pela manutenção da página do Cowap Brasil.
Petruska Menezes (SPRPE) pela biblioteca virtual.
Lisiane Storniolo e Kimberly Fernandes da Clínica Horizonte pela ajuda com a informática.
Andrea Miranda, pelas belas obras, que tem abrilhantado os nossos cartazes.

Aos membros da Comissão Cowap Brasil e em especial a Juliana Picado A. R. Álvares (SBPSP), o meu agradecimento e carinho nessa jornada (2000-2001).

Boas festas a todos os membros dessa grande família que se tornou o Cowap Brasil..

Término com as palavras de Alcira Mariam Alizade, ao se referir ao Comitê mulheres e psicanálise.

Amo o COWAP… Testemunhei o nascimento, desenvolvimento e crescimento .., Uma comitiva que tolera e promove positivamente o feminino em cada um de nós… O que mais ressalta no COWAP é a colaboração, solidariedade e camaradagem calorosa, o que enriquece muito o comitê e tem sido certamente uma das razões para o seu crescimento espontâneo e bem-sucedido.

Rosa Lang – representante do Cowap Brasil – confraternização do final de 2021

Produtos & Serviços

Boletim Informativo

Notícias da SPBsb

Calendário​

Atividades da SPBsb

Jornal Associação Livre

Ensaios de psicanálise

Alter

Revista de Estudos Psicanalíticos

Textos psicanalíticos

Temas da contemporaineidade