A Comissão de Comunidade e Cultura da SPBsb convida para o lançamento do livro “Psicanálise da Vida Cotidiana – Crônicas” de autoria de Carlos de Almeida Vieira, Membro Titular, Analista Didata da Sociedade da (SPBsb).
Dia 19 de junho, sexta-feira – 20h30 – Hall do Ed. Centro Clínico do Lago
“Você sabia que Carlos Vieira é clarinetista?
Mas este não é um livro de música ou sobre música, embora aqui o clarinetista esteja tão presente quanto o psicanalista. Ele parece fazer um solo, mas está tocando para os outros. Está tocando com os outros. Está tocando os outros.
Escrever com transparência sobre psicanálise, sem parecer que está escrevendo sobre psicanálise, este o sortilégio desse cronista. Ele deve ter aprendido com Freud, que escrevia limpidamente. Cada crônica é uma lição. O cotidiano renasce fortificado, transverberado.
Ao escolher a crônica como gênero literário Carlos Vieira parece estar praticando, desenvolvendo a “análise de grupo”. Sua composição deixa de ser algo individual e passa ser um coro, muitas vozes juntas, dialógicas, complementares, Jornalismo e Psicanálise: uma dupla lição.
Affonso Romano de Sant’Anna, escritor – prefácio do livro “Psicanálise da Vida Cotidiana”
Carlos Vieira escreve há quatro anos a Coluna – Psicanálise da Vida Cotidiana, no “O Globo.com”, no Blog do Moreno. Sua Coluna tem o objetivo de levar questões ligadas à psicanálise, literatura e política, numa forma que atenda ao grande público e com uma função também social e política do psicanalista.
Psicanálise da Vida Cotidiana – Crônicas – Editora TECHNOPOLITIK (2015) é uma seleção de várias matérias publicadas pelo psicanalista no Blog versando sobre questões existenciais, sociais, políticas e, às vezes, dando um cunho de reflexão filosófica sobre o existir humano. O livro será lançado também na Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP), na Sociedade de Ribeirão Preto e, em outubro, na próxima Jornada de Psicanálise, na cidade de Aracaju.
Literatura e Psicanálise vêm sendo uma área de estudo e pesquisa do professor Carlos Vieira. De agosto a dezembro ele ministrará o curso: Subsídios da Literatura ao Fazer Analítico, no Instituto da SBP de São Paulo.
O evento terá a participação de Catarina Alencastro, Jornalista do jornal “O Globo” e atualmente cobre da Presidência da República. Especializada em Jornalismo Digital em Londres e autora do texto na orelha do livro de Carlos Vieira.