Rede solidária

Propõe-se a acolher em caráter emergencial, pessoas e grupos, atingidos pela pandemia da COVID 19 e oferecer escuta psicanalítica a pessoas sem acesso a um atendimento de outra forma.

Estamos no momento com os seguintes projetos:

A  Rede Solidária  foi criada pela DCC/SPBsb em 2020 no cenário de enfrentamento da Pandemia como um espaço de ampliação do acesso da comunidade à psicanálise e se propõe a acolher em caráter emergencial,  pessoas e grupos, atingidos pela pandemia da COVID 19 e seus desdobramentos, como também acolher e oferecer escuta psicanalítica a pessoas em condição de “vulnerabilidade social extrema” que não teriam acesso a um atendimento psicanalítico de outra forma. 

Escuta psicanalítica com foco nas relações étnico-raciais e sofrimento psíquico – 2023

Inscrições – clique aqui


Encontros Psicanalíticos com gestantes

A relação mãe-bebê pode começar bem antes do nascimento, mas no período da gestação tende a se intensificar.
Algumas expectativas e ansiedades sobre como será esse bebê fazem parte do processo. Isso acontece, porque durante a gestação é comum as mães (re)visitarem suas histórias, as relações emocionais de sua vida, suas experiências familiares, etc.
Daí ser um momento ótimo para a troca de experiências com outras gestantes, o que pode favorecer o despertar da função materna e ajudar na construção de laços com pessoas que também estão às voltas com reflexões ligadas ao tema mãe-bebê.
Atendimento encerrado

Escuta psicanalítica com foco nas relações étnico-raciais e sofrimento psíquico

Dando continuidade ao programa da Rede Psicanalítica Solidária da Sociedade de Psicanálise de Brasília, iniciado em 2020, no contexto da pandemia da COVID 19, propomos o atendimento em grupo para estudantes afrobrasileiros e demais interessados (da UnB e do ensino médio de escolas públicas).
Em nossos projetos, observamos que as classes sociais com menor poder aquisitivo sofrem de modo ainda mais intenso o impacto da pandemia. Um outro aspecto agravante é o racismo nas relações sociais em escolas e universidades. Esse sistema de opressão sociopolítica é fonte de sofrimento psíquico para muitos estudantes afrobrasileiras e afrobrasileiros.
Diante desse contexto, propomos este grupo de escuta psicanalítica, aberto aos interessados, de modo a proporcionar a troca de experiências em clima de acolhimento e respeito, propício ao fortalecimento da subjetividade de cada participante.
Atendimento encerrado

Encontros psicanalíticos com mães, pais e avós de crianças e de 0 a 3 anos

A expectativa, o nascimento e os primeiros anos do bebê/criança representam uma mudança radical nos papéis familiares, implicando em um dos maiores desafios vividos pela família. Nossa prática de trabalho com grupos tem mostrado que a escuta especializada dos aspectos emocionais das pessoas envolvidas nos cuidados com o bebê/criança pode auxiliar na elaboração psíquica das dificuldades, favorecer o despertar das funções materna e paterna, a construção de uma rede solidária entre os participantes e produzir novos sentidos para as vivências deste período de vida.
Os grupos serão de no mínimo 5 e no máximo 15 participantes.
Atendimento encerrado


Produtos & Serviços

Boletim Informativo

Notícias da SPBsb

Calendário​

Atividades da SPBsb

Jornal Associação Livre

Ensaios de psicanálise

Alter

Revista de Estudos Psicanalíticos

Textos psicanalíticos

Temas da contemporaineidade