O XXVII Congresso Brasileiro de Psicanálise – FEBRAPSI foi realizado em junho de 2019, na cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. Teve como tema “O estranho – Inconfidências”, numa referência ao texto de Freud e ao movimento mineiro pela independência do Brasil, que foi fortemente reprimido.
As integrantes do Cowap Brasil – que congrega atualmente psicanalistas vinculadas a grupos Cowap de 12 Sociedades, 3 Grupos de estudo psicanalíticos e 4 núcleos de psicanálise – participaram ativamente do Congresso apresentando seus trabalhos.
A Comissão Cowap Brasil, à exemplo dos Congressos anteriores, organizou duas Mesas Cowap: uma de Comunidade e Cultura – “Resistências e Reconstruções”; e outra de Clínica – “O Estranho que nos habita, sexualidade e gênero”. Na primeira foram discutidas as relações entre feminismo e psicanálise; violência, ética e psicanálise; e representações do feminino nas redes sociais. Na segunda mesa foram abordados casos clínicos referentes à adoção de embriões e suas repercussões em termos de subjetividade e parentalidades; ao abuso sexual de mulheres com suas consequencias psíquicas; e às possibilidades de representação em um processo analítico de uma jovem. Ambas as mesas contaram com uma efetiva participação do plenário expressando o interesse pela discussão sobre psicanálise, gênero e sexualidade.
Os membros Cowap das federadas realizaram uma reunião para confraternização e apresentação das novas integrantes, destacando-se a expansão do Cowap entre os candidatos.
Mesas Redondas do COWAP Brasil
XXVII Congresso Brasileiro de Psicanálise – “O estranho – Inconfidências”
19-22 Junho– 2019 – Belo Horizonte – Minas Gerais
Comunidade e Cultura: “Resistências e Reconstruções”
Eliane de Andrade (SBPMG) – Feminismo e psicanálise: uma conversa
Maria de Lourdes Jeffery Contini (SPMS) – Reflexões sobre violências, ética e a psicanálise
Petruska Passos Menezes (SPRPE) – Virtualidades e feminino
Coordenadora: Almira Rodrigues (SPBsb)
Clinica: O Estranho que habita em nós – sexualidade e gênero
Renata Viola Vives (SBPdePA) – Adoção de embriões: novas subjetividades e parentalidades?
Nadia Franco (SPRJ) – Abuso sexual de mulheres e suas consequências psíquicas
Raquel Andreucci Pereira Gomes (SBPSP) – O estranho: possibilidades de representação no palco analítico dos “in-confidentes” – casos clínicos
Coordenadora: Eliane Souto de Abreu (SPFOR)
Almira Rodrigues
Membro de enlace Cowap-SPBsb e representante Cowap Brasil junto à FEBRAPSI