
Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ);
Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro (SPRJ);
Associação Psicanalítica do Estado do Rio de Janeiro (APERJ-Rio4).
A Sociedade de Psicanálise de Brasília – SPBsb expressa sua mais profunda solidariedade diante dos trágicos acontecimentos que atingiram o Estado do Rio de Janeiro nos últimos dias. A recente operação policial, a mais letal da história do estado, resultou em um número devastador de mortes e mergulhou a população em dor, consternação e indignação.
Manifestamos nosso pesar e nossa solidariedade às famílias e amigos das vítimas, às comunidades atingidas e a todos aqueles que foram direta ou indiretamente afetados por tamanha violência. Reconhecemos a complexidade dos desafios relacionados à segurança pública, mas repudiamos veementemente ações que resultem em tamanha letalidade e afronta aos direitos humanos, conforme têm denunciado diversas organizações nacionais e internacionais.
A SPBsb reafirma seu compromisso com a promoção da vida, da dignidade humana e da construção de uma cultura de paz, justiça e diálogo. É imprescindível que as autoridades competentes realizem apurações rigorosas e transparentes, garantindo a responsabilização pelos fatos e a prevenção de novas tragédias.
Unimo-nos às Sociedades Psicanalíticas do Rio de Janeiro e à população fluminense na esperança de que este momento de luto e indignação possa também fortalecer o compromisso coletivo com uma sociedade mais justa, segura e humana.
Com profundo pesar e solidariedade,
Em nome do Conselho Diretor da Sociedade de Psicanálise de Brasília – SPBsb, seus membros e os membros do Instituto de Psicanálise Virgínia Leone Bicudo – IPVLB.